Notícias

Carreira: IEL Bahia dá dicas para entrevistas por videochamada

22/03/2021 11:20

Antes da pandemia de Covid-19, as entrevistas on-line já eram uma tendência na área de seleção de recrutamento. Mas com a crise sanitária e o distanciamento social necessário para evitar a propagação do coronavírus, os processos de seleção precisaram ser adaptados. No Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), todas as seleções de estágio passaram a ser realizadas online. A instituição também buscou meios de realizar o acompanhamento dos estagiários sem a necessidade do encontro presencial.

Mas muitos estudantes que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ainda têm dúvida sobre essa nova dinâmica de recrutamento. A psicóloga e analista de Carreiras do IEL, Lara Simões, reforça que, independentemente do formato do processo seletivo, os candidatos devem se preparar para o momento. “Conhecer previamente a empresa é uma estratégia que favorece a autoconfiança no momento da entrevista. Assim o candidato transmite segurança ao recrutador no momento de falar sobre a oportunidade em questão”, destaca.

Para ajudar os candidatos a se prepararem para este novo formato de entrevista, a analista de Carreiras do IEL enumera algumas dicas para que os candidatos tenham sucesso nas entrevistas online.

Pontualidade e conexão

“Assim como acontecia nos processos presenciais, a pontualidade é fundamental para as seleções online. Para evitar que uma possível falha técnica atrapalhe a entrevista, é preciso verificar a conexão de internet, fazer um teste antes e deixar tudo pronto previamente”, pontua a profissional.  

Ambiente

É importante observar a organização do espaço e se tem muito ruído. “O excesso de informação pode tirar a atenção do recrutador e se sobrepor à fala do candidato. Além disso, um ambiente tranquilo é favorável para suavizar a ansiedade e o nervosismo que são tão comuns em um processo seletivo”, ressalta Lara Simões. Silenciar as notificações do celular para evitar distrações também é uma boa estratégia.

Apresentação pessoal

Como a chamada em vídeo é importante para que o recrutador possa ter uma conexão com o candidato, é preciso estar preparado para este momento. “Apesar de estar fazendo a entrevista de casa, em um ambiente familiar, o candidato precisa ter em mente que está participando de um processo seletivo e se vestir adequadamente”, frisa a analista de Carreiras do IEL. Ela lembra que este cuidado pessoal, além de mostrar traços da personalidade do entrevistado, também demonstra a dedicação do candidato com o processo seletivo.