Notícias

Importância do estágio para a vida profissional marcou as discussões do Dia do Estagiário

18/08/2021 18:07

Para marcar o Dia do Estagiário, comemorado em 18 de agosto, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) deu início a uma programação de lives para discutir a importância do estágio e compartilhar experiências. No encontro desta quarta-feira, 18.08, as convidadas foram as vencedoras do Prêmio IEL de Estágio 2020, Wine Santos de Jesus (Petroreconcavo), Alana Barrada Cerqueira (Kordsa), que discutiram a importância da conexão entre teoria e prática proporcionada pelo estágio e a sua importância para o desenvolvimento do estudante no início da vida profissional.

A próxima live programada será realizada no dia 25 de agosto, às 16h, e terá como tema Redes sociais x Vida profissional. A proposta é discutir como o uso das redes pode impactar na carreira, funcionando como ferramenta de networking e marketing pessoal. Os eventos são transmitidos pelo canal do YouTube do IEL Bahia (youtube.com/ielbahiaoficial).

No encontro mediado pelas analistas do IEL Bahia, Ana Carla Persi e Lílian Bomfim, também participaram do debate as supervisoras de estágio das estudantes convidadas Carla Naiana Pires da Silva (Petroreconcavo) e Ana Luisa Almeida (Kordsa). As lives promovidas pelo IEL Bahia contam com o apoio da UniRuy e Sete Cursos.

As estudantes destacaram em seus depoimentos a importância do estágio nas suas carreiras e o impacto da conquista do Prêmio IEL de Estágio em 2020. Para Alana Cerqueira e  Wine Santos, o principal ganho foi o aprendizado que a experiência trouxe para suas vidas profissionais e também o reconhecimento no ambiente das empresas em que atuavam.

Wine Santos considera que o estágio é a peça chave para o entendimento profissional. “O estágio foi o meu primeiro contato profissional e a possibilidade de exercitar vários conteúdos. Foi assim que desenvolvi novos conhecimentos e a postura que um profissional da minha área deve ter”, explicou. Ela revelou que antes do estágio, tinha grande dificuldade de falar em público e conseguiu desenvolver esta habilidade no estágio. Para isso, contou com o apoio de Carla Naiana, que foi sua supervisora de estágio e grande incentivadora.

A estudante conta que foi Carla quem a incentivou a se inscrever no Prêmio de Carreiras por conhecer de perto esta iniciativa do IEL, tendo sido ela mesmo vencedora na edição do antigo Prêmio de Estágio, em 2016.

Carla Naiana aproveitou para lembrar sua época de estagiária e para ressaltar a importância desta experiência antes de se ingressar na vida profissional. “Relembro minha trajetória como estagiária. Foi uma época difícil e de grandes aprendizados, uma época das nossas vidas em que estamos cheios de medos. Mas passa rápido e o que fica são os aprendizados”, detalhou Carla. Ela fez questão de destacar a importância do estágio lembrado que, em fevereiro de 2020, um estagiário da Nasa, de 17 anos, foi responsável por descobrir um novo planeta

Alana Cerqueira também lembrou as dificuldades que enfrentou no início do estágio em que tudo era muito novo. “Gerava muita insegurança”, explica. “Hoje, olhando para trás, vejo que foi tudo muito natural”. E destacou que não é tudo que você aprende na sala de aula, ressaltando a importância das experiências práticas. Alana acredita que foi a entrega que ela fez como estagiária que a habilitou a uma vaga de trainee em engenharia na empresa onde atua.

A supervisora de estágio de Alana, Ana Luisa Almeida, fez uma comparação entre a importância do estágio e a experimentação praticada em um laboratório. “Tomamos a decisão por uma carreira por afinidade com as matérias. E ficamos muitas vezes na dúvida se é isso mesmo ou não o que queremos para a vida profissional. O que vai fazer a diferença é experimentação e ela acontece no estágio. O estágio é um laboratório no qual podemos saber se a reação vai dar certo. Busque a experimentação em tudo na vida”, aconselhou.

Alana e Wine também destacaram a importância do planejamento para aliar a vida de estudante e a experiência do estágio. Ambas ressaltaram que o tempo para os estudos será reduzido, mas com organização, é possível encontrar o ponto de equilíbrio.

Ao final do evento, foi anunciada a abertura das inscrições para o Prêmio IEL de Carreiras 2021, no site do IEL Bahia.

Fonte: FIEB